Amigos da Toca

Visitem meu outro blog!

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Se alguma das imagens estiver muito grande clique em cima da imagem para poder vê-la por inteiro

Navegue na Toca ouvindo os sons da Natureza!

domingo, 31 de julho de 2011

Árvores Gigantes

Sequóia Gigante





As sequóias são com certeza as árvores que ganham o prêmio de maiores, mais altas e mais velhas.

Estas árvores são encontradas nas Florestas da China e costa oeste dos Estados Unidos, mais precisamente na California.Os bosques de sequóia são impressionantes chegam alcançar   mais de 100  metros de altura(quase a altura de  um prédio de 40 andares). Sua largura na base do tronco pode ter uns 8 metros. Além de tudo isto, eles já estão aqui na terra há mais de 2000 anos.Hoje a maior árvore do mundo em altura é a General Sherman, uma sequoia de 84 metros de altura e 2700 anos de idade. Foram cortadas árvores nos EUA com 135 metros de altura e com o dobro da circunferência da General Sherman.,Foram cortadas árvores nos EUA com 135 metros de altura e com o dobro da circunferência da General Sherman.. Além de ser o ser vivo mais antigo da terra pesando 1300 toneladas.

Estas árvores titânicas são únicas no mundo e praticamente imortais pois conseguem sobreviver a ataques de pragas e a incêndios. O único que consegue realmente acabar com ela é o homem, seu predador. O valor econômico destas árvores é muito alto devido a sua bela cor avermelhada que as faz extremamente apetecíveis para a indústria madeireira.

A madeira tão apreciada destas árvores fez com que houvesse  nos anos 70 um grande desmatamento de mais de 700 quilômetros quadrados num bosque de sequóias . Ainda bem que agora elas já são mais protegidas e talvez consigam escapar da cobiça dos homens.


Baobá
Os gigantes baobas ou emboeiros impressionam pelo diâmetro dos seus troncos. O baoba é uma espécie endêmica da ilha de Madagascar, onde existem 8 espécies. O continente africano e australiano possuem uma espécie cada.O baobá é a árvore nacional de Madagascar e o emblema nacional do Senegal.





Cipreste Mexicano






A árvore de tronco mais grosso é um Taxodium mucronatum ou cipreste mexicano.


A “gordinha” é conhecida como árvore de Santa Maria del Tule e fica no jardim da igreja com o mesmo nome, na cidade de Oaxaca, no coração do México.

O caule tem nada menos que 45 metros de circunferência, o que torna necessárias cerca de 30 pessoas, de mãos dadas e braços bem abertos, para dar a volta ao seu tronco.

Alguns botânicos acreditam que a árvore de Tule tenha mais de 2000 anos. Para evitar que a árvore de Tule tenha o mesmo fim de outro gigante cipreste mexicano, o El Sargento, que não resistiu à seca do solo e à poluição, foi construído um sistema de irrigação para a regar e uma cerca de ferro para a proteger.


Em Portugal podemos encontrar um exemplar desta espécie no Palácio do Freixo, no Porto.


Outros nomes pelo qual é conhecida: Cipreste mexicano, cipreste calvo de Montezuma, Montezuma Baldcypress, cipreste de Montezuma, Sabino.





Sangue de Dragão
Nativa do arquipélago de Socotra no Oceano Índico, próximo ao nordeste africano. Sua seiva é vermelha e já foi muito usada como corante e medicamento. Uma lenda árabe conta que um elefante e um dragão lutaram até a morte na ilha, fazendo brotar esta árvore de seiva vermelha. Essa ilha se isolou da atual Somália há 10 milhões de anos por causa da elevação do nível do mar. A árvore está adaptada ao clima semi-árido e só existe na ilha de Socotra. Pode atingir 5m de altura






Jequitibá Rosa


Um dos maiores pés de Jequitiba encontra-se no Parque Estadual Vassununga localiza-se no município de Santa Rita do Passa Quatro, no estado de São Paulo, Brasil.
Os principais ecossistemas encontrados são Cerrado e Mata Atlântica. Famoso por seus jequitibás-rosa, . Alguns pesquisadores afirmam que sua idade pode passar de 500 anos ou atingir até 3000 anos, sua copa atinge os 49 metros, seu diâmetro 11 metros, sendo necessário 12 homens para abraçá-lo.



Jequitibá Branco

Considerado a maior árvore de todo o Brasil, o Jequitibá Branco localizado em Boca do Mato tem mais de 700 anos.

Os moradores locais chamam de plátano gigante perto da aldeia Skhtorashen para Tnjri. É enorme (54m de altura) e ser considerada como mais de 2000 anos de idade. A árvore é oca e grande o suficiente para um alter - alguns, aparentemente, mediu o interior para 44sq.m. Pode parecer surpreendente que a árvore ainda está de pé, já que o interior é coberto de fuligem de séculos de incêndios, mas talvez a fonte natural próximo a ele tem algo a ver com a sua longevidade.




A Árvore Banyor magnífico Templo de Angkor Wat, no Camboja. É estrangulando raízes têm tanto danificado e preservada seções deste antigo templo.
A árvore de cânfora gigante em Kamo, Kagoshima.
árvore gigante de Bangkok-Tailândia
árvore gigante
Árvores Gigantes-Baobá
Árvores Gigantes-cipreste mexicano.
Árvores Gigantes-pinheiroPinus longaeva
Árvores GigantesSequóia General Sherman
Árvores Gigantes-Sequóia.(triste Desmatamento)
Baobá de Madagáscar
Baobá
Cactus Gigante-weberi Pachycereus de Oaxaca
Gamo, Big Kusu Tree, maior  árvore gigante  , Gamo, Kagoshima, Japão
Jequitibá Rosa
Seqoóia Gigante de Taiwan
Sequóia(Oregon-Califórnia)
Sequoia, Redwood driftwood levadas para a praia de La Push, Clallam County, Washington.
Sequoia-Árvores Gigantes



, Christchurch, New Zealand
Árvore gigante crescendo em cima do muro em Ta Prohm
Bem pessoal, isso é um pouquinho do que eu consegui achar  de belíssimas imagens do que a natureza pode nos dar, e que muitas vezes não sabemos dar o devido valor.

0 comentários:

Postar um comentário

Poste apenas comentários construtivos , A Toca da Morgana é um espaço para energias positivas.

Músicas da Toca


MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...